Mundo (104)

Atualmente, existem corpos incorruptos em exposição em igrejas de várias partes do mundo, com a grande maioria deles espalhada pela Europa

Você já ouviu falar a respeito dos Santos Incorruptos? Não, neste caso o termo “incorrupto” não está relacionado com não ceder à tentação de receber propinas divinas, nem com o não envolvimento em negociações angelicais para a obtenção de benefícios celestes. Estamos falando aqui dos intrigantes cadáveres de pessoas que foram beatificadas ou canonizadas, mas que, por algum motivo misterioso, continuam preservados — alguns deles há vários séculos. 

Como você sabe, depois que um serhumano morre a não ser que o corpo seja submetido a algum processo específico— seja natural ou intencional — de preservação, o cadáver passa por uma série de trnasformações nada agradáveis que, eventualmente, levam à sua completa decomposição. 

No entanto, curiosamente, alguns santos aparentemente não passaram por nenhum desses processos e, em vários casos, a Ciência não conseguia — ou ainda não consegue — explicar a razão de seus corpos não terem se degradado. Isso porque, apesar de existirem casos de pessoas que driblaram a decomposição, quando são descobertos, os corpos desses indivíduos geralmente se encontram mumificados.

Incorruptos ilustres

Atualmente, existem corpos incorruptos em exposição em igrejas de várias partes do mundo, com a grande maioria deles espalhada pela Europa. Alguns não resistiram à passagem do tempo — e à ação do ambiente depois que foram exumados —, e finalmente se descompuseram.

Outros tantos foram embalsamados ou protegidos por camadas de cera, prata e até ouro, mas ainda existem exemplares que, misteriosamente, permanecem desafiando à passagem dos séculos. Independente de seu atual estado de preservação — ou se hoje eles não passam de múmias ou modelos —, todos se tornaram atrações e fascinam milhares de peregrinos e curiosos todos os anos, e você vai poder conhecer alguns dos Santos Incorruptos mais ilustres a seguir:

1 – Santa Bernadete de Lourdes

Santa Bernadete de Lourdes faleceu em 1879 e, em 1909, ou seja, trinta anos após a sua morte, o corpo permanecia intacto. De acordo com os médicos que acompanharam a primeira exumação, o cadáver se encontrava rígido, mas incrivelmente preservado. Em 1919, ocorreu uma segunda exumação, e as condições do corpo de Santa Bernadete permaneciam as mesmas, e o mesmo foi observado em 1925, na terceira exumação.

Nessa terceira ocasião, o corpo de Santa Bernadete foi coberto com uma fina camada de cera e colocado em uma urna — conforme você pode ver na imagem acima — e, desde então, ele se encontra em exposição na Igreja de Saint Gildard, em Nevers, na França.

2 – Santa Catarina de Bolonha

Quando Santa Catarina de Bolonha faleceu, em 1463, seu corpo foi enterrado diretamente na cova — sem o uso de um caixão — e, até onde se sabe, não passou por qualquer processo de embalsamamento. Após 18 dias, o cadáver foi exumado, e permanecia em perfeito estado, sem mostrar qualquer sinal de putrefação.

Maestro Giovanni Marcanova, o médico que examinou a santa na época, não conseguiu encontrar uma explicação para o fato e, então, o corpo foi vestido com um hábito limpo e colocado em uma cadeira.

Santa Catarina de Bolonha se encontra até hoje — mais de 500 anos depois de sua morte — na Capela da Ordem das Clarissas da Igreja de Corpus Domini em Bolonha, na Itália, e o seu corpo pode ser visto através de uma proteção de vidro. Por certo, a coloração escurecida da santa se deve à ação de milhares de velas que foram sendo queimadas pelos fieis ao longo dos séculos.

3 – Santa Cecília

Não existem informações muito precisas sobre a data na qual Santa Cecília foi martirizada, e sua história só foi registrada no século 5. Mas acredita-se que ela foi condenada à morte por decapitação entre anos de 176 e 180 por Turcius Almachius, o então prefeito de Roma. Dizem que o carrasco não conseguiu separar a cabeça do corpo mesmo depois de três golpes no pescoço de Cecília — e que ela ainda agonizou durante três dias antes de finalmente morrer.

O corpo da mártir teria sido encontrado incorrupto e na mesma posição em que foi abandonado entre os anos de 817 e 824, ou seja, mais de 600 anos após a sua morte. Mais tarde, em 1599, Cecília voltou a ser exumada, e seus restos mortais permaneciam iguais. Foi então que uma estátua reproduzindo a forma como o seu corpo foi descoberto foi colocada sobre a tumba da santa, e ela pode ser visitada na Igreja de Santa Cecília no Trastevere, em Roma.

4 – São Silvano

São Silvano se encontra em exposição na Igreja de São Brás em Dubrovnik, na Croácia, e também é mais um exemplo famoso de Santo Incorrupto. Ele foi martirizado com um ferimento no pescoço durante o século 4, e até hoje — cerca de 1700 anos depois! — seu corpo ainda existe. O cadáver provavelmente recebeu uma camada de cera para ser preservado, mas, mesmo assim, é extraordinário que ele tenha resistido por tanto tempo.

5 – Sor María de Jesús de Ágreda

María de Jesús foi uma freira espanhola que morreu em 1665, e seu corpo se encontra até hoje em exposição no Convento de la Concepción, localizado em Ágreda, na Espanha, onde ela foi abadessa. Como você pode ver na imagem, uma estátua de Sor María foi criada para marcar o local de sua sepultura, e o corpo incorrupto — sobre o qual foi aplicada uma fina camada de cera para dar uma corzinha à freira — fica em uma urna de vidro logo abaixo.

6 – Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, morreu em 1457, e seu corpo incorrupto — embora se encontre bem desidratado atualmente — pode ser visitado na Basílica de Santa Rita em Cascia, na Itália. Segundo alguns rumores, os olhos da santa já foram flagrados se abrindo e fechando sozinhos, e ela também parece mudar de posição no interior da urna de vidro que guarda o seu corpo.

7 – Santa Catarina de Labouré

Santa Catarina de Labouré faleceu em 1876, e quando o seu corpo foi exumado em 1933, ou seja, cerca de 56 anos após sua morte, ele foi encontrado incorrupto. Dizem que seus olhos permaneciam tão azuis como no dia em que ela morreu, e atualmente Santa Catarina de Labouré pode ser vista em exposição em uma capela na Rue du Rac, em Paris.

8 – São João Maria Vianney

Também conhecido como o “Santo Cura D'Ars”, São João Maria Vianney morreu aos 73 anos no início de agosto de 1859, e foi sepultado usando uma máscara de cera. Mas quando seu corpo foi exumado em obediência aos trâmites necessários para a sua beatificação, ele foi encontrado incorrupto, e seu coração foi removido e colocado em um relicário. Atualmente, São João Maria Vianney pode ser visitado no Santuário de Ars, na França.

9 – Padre Pio

Nascido em Pietralcina, na Itália, em 1887, Padre Pio foi um capuchinho que se tornou famoso por seus estigmatase milagres. Após uma longa vida de devoção, ele morreu em 1968, na Igreja de Santa Maria das Graças, localizada em San Giovanni Rotondo, na Itália.

Pio foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002, e seu corpo — supostamente — incorrupto foi exumado no início de 2008 e, desde então, se encontra em exposição em uma urna de vidro e é visitado por milhares de peregrinos todos os dias.

10 – São Francisco Xavier

Também conhecido como “Apóstolo do Oriente”, São Francisco Xavier nasceu em 1506, na Espanha, e não só ajudou a fundar a Companhia de Jesus, como foi um dos maiores evangelizadores da Igreja, atuando como missionário no Oriente, sobretudo no Japão e na Índia. São Francisco morreu em dezembro de 1552, na China, mas, em fevereiro de 1553, ele foi exumado e descoberto incorrupto. Aliás, a história do corpo do santo é uma viagem!

Em março de 1553, após ser exumado, o corpo de São Francisco foi levado a Malacca, na Malásia, onde foi sepultado em um caixão com duas camadas de cal para acelerar o processo de degradação e ajudar no transporte de seus ossos. Mas, para a surpresa de todos, passados dois meses e meio, o cadáver foi novamente exumado e, depois de a cal ser removida, o corpo permanecia intacto.

São Francisco foi mais uma vez sepultado — com uma pitadinha de cal —, só que desta vez diretamente na terra. Pois, em dezembro do mesmo ano, o santo continuava inteirinho e, como não dava sinais de querer se decompor, ele foi enviado assim mesmo até Goa, que era o local no qual São Francisco queria que seus ossos fossem enterrados.

Finalmente, em 1637, o corpo incorrupto foi colocado em uma urna de vidro e prata, onde permanece até hoje em exposição na Basílica do Bom Jesus. No entanto, depois de tantas idas e vindas — e tanto tempo! — São Francisco Xavier se encontra um tanto quanto deteriorado.

As informações são do Mega Curioso

 

Cynthia Covert chegava à casa de um cliente quando tentou aproximação

                                                                                                                                    Uma mulher de 58 anos esteticiata foi morta por um jacaré após se aproximar do animal para tirar fotos na ilha Kiawah, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A mulher, identificada como Cynthia Covert, chegava à casa de um cliente na última sexta-feira quando viu o réptil e tentou aproximação. Ela acabou arrastada para um lago e morreu devorada pelo réptil..
O prefeito da ilha de Kiawah, Craig Weaver, lamentou a morte da esteticista. "Vivemos em estreita colaboração com a natureza nesta ilha. Um jacaré causou a morte e isso é extremamente raro e nunca havia acontecido aqui antes", disse Weaver à CNN no domingo. "Sabemos que devemos agir com responsabilidade e cuidado com esses animais. Também disse que o fato precisa ser comuniado para a comunidade para que não se repita.
Fonte:  Da Interne
Bill Gates está doando milhões de dólares para ajudar na pesquisa de vacinas e doenças

Sheldon Adelson

O magnata dos cassinos está fechando as propriedades da Las Vegas Sands Corp. na Strip –o Venetian e o Palazzo– até pelo menos 1 de abril. A empresa afirmou em comunicado que não haverá demissões ou licenças e todos os funcionários serão pagos durante o fechamento temporário.

Bernard Arnault

O magnata dos artigos de luxo está convertendo três das fábricas de perfume da LVMH para fabricar desinfetante para as mãos. O produto será distribuído gratuitamente às autoridades francesas e ao maior sistema hospitalar da Europa.

Marc Benioff

O fundador da Salesforce tuitou em 15 de março que a Salesforce e a revista “Time”, de sua propriedade, continuarão pagando trabalhadores por hora, apesar de fechar todos os escritórios.

Gayle Benson

Três dias depois que a estrela do New Orleans Pelicans, Zion Williamson, prometeu pagar 30 dias de salário a todos os funcionários do Smoothie King Center, a proprietária bilionária do Pelicans anunciou em um comunicado em 16 de março que salários dos funcionários do que trabalham apenas dias de jogo serão pagos mesmo com as partidas adiadas. Ela também doou US$ 1 milhão para um fundo que será distribuído aos necessitados por meio da Greater New Orleans Foundation.

Arthur Blank

O proprietário da equipe da NFL Atlanta Falcons e da equipe da MLS Atlanta United recompensará os funcionários por hora no estádio Mercedes-Benz, embora um plano específico não tenha sido anunciado.

Michael Bloomberg

O bilionário da mídia lançou uma iniciativa de US$ 40 milhões para impedir ou retardar a disseminação do Covid-19 em países de baixa e média renda. A Bloomberg Philanthropies tem parceria com a Organização Mundial da Saúde e a organização global de saúde Vital Strategies.

Richard Branson

Os funcionários da companhia aérea Virgin Atlantic, do bilionário britânico, foram convidados em 16 de março a tirar oito semanas de férias não remuneradas devido a uma redução de 80% nos voos. A parlamentar trabalhista Kate Osborne, que foi diagnosticada com coronavírus, chamou a ação de “desgraça absoluta” no Twitter.

Brian Chesk

O CEO do Airbnb anunciou no sábado, 14 de março, que permitirá que os hóspedes em todo o mundo cancelem sem incorrer em taxas até 14 de abril.

Yvon Chouinard

Na sexta-feira, 13 de março, sua fabricante de roupas para ambientes externos, Patagonia, fechou todas as lojas e escritórios, mas disse que continuará pagando seus funcionários.

Mark Cuban

Cuban é dono do Dallas Mavericks, que está oferecendo reembolso total aos funcionários pelas compras de café da manhã ou almoço feitas em estabelecimentos locais independentes na região de Dallas. Cuban confirmou à Forbes que os funcionários da arena do American Airlines Center serão pagos como se a temporada não tivesse sido interrompida.

Michael Dell

O gigante da empresa de tecnologia que leva seu nome doou US$ 284 mil (2 milhões de yuans) para fornecer suprimentos médicos, como máscaras cirúrgicas, para hospitais na China. A Dell também está doando US$ 853 mil (6 milhões de yuans) em serviços de TI para o Center for Disease Control and Prevention, na província de Hubei. A empresa também reservou US$ 3 milhões em fundos e doações em tecnologia para ajudar os esforços de combate à Covid-19 em todo o mundo.
Jack Dorsey
O bilionário do Twitter postou em 18 de março que está “enviando dinheiro para as pessoas” por meio do aplicativo Cash, pedindo aos usuários que respondam com sua “cashtag”.

Bill Gates

O cofundador da Microsoft anunciou em 5 de fevereiro que a Fundação Bill e Melinda Gates doaria US$ 100 milhões para ajudar na detecção, isolamento e tratamento global. Mais da metade será destinada ao desenvolvimento de vacinas, tratamento e diagnóstico.

Dan Gilbert

O Fundo Comunitário Quicken Loans e a fundação da família Gilbert estão doando US$ 1,2 milhão combinados para ajudar nos esforços de combate ao novo coronavírus em Detroit. Gilbert é o proprietário majoritário do Cleveland Cavaliers, da NBA, que anunciou que está “desenvolvendo um plano de compensação para continuar pagando a equipe por hora”.

Ken Griffin

Em 4 de fevereiro, a Citadel, empresa do bilionário, prometeu contribuir com US$ 7,5 milhões para ajudar a província chinesa de Hubei, o epicentro do surto de coronavírus.

Marian Ilitch

O proprietário da Little Caesars Pizza criou um fundo de US$ 1 milhão para cobrir os salários de um mês para a equipe de meio período dos jogos cancelados dos Detroit Red Wings, Detroit Pistons e Detroit Tigers. O fundo também se aplica a funcionários afetados pelo adiamento de shows e outros eventos na Little Caesars Arena e Fox Theatre.

Jeremy Jacobs

O proprietário do Boston Bruins da NHL não anunciou planos de pagar funcionários por hora para a Delaware North, empresa de serviços alimentícios que fornece concessões em mais de 50 arenas esportivas, incluindo TD Garden, que é propriedade do Jacobs e é onde os Bruins jogar. Os Bruins e o Delaware North não responderam ao pedido de comentários da Forbes a tempo de serem publicados.

Jim Justice

O governador bilionário da Virgínia Ocidental cancelou aulas até pelo menos 27 de março e proibiu funcionários do estado de viajar. Ele está satisfeito com a resposta do presidente norte-americano, Donald Trump, à pandemia de Covid-19. “Para aqueles que o criticam, é injusto e eles devem ser chutados”, disse à Forbes.

Ted Leonsis

Proprietário dos Wizards da NBA, dos Capitals da NHL e dos Washington Mystics da WNBA, Leonsis anunciou que pagará todos os 500 funcionários programados para trabalhar na agora fechada Capital One Arena em Washington, DC, até o final de março.

Jack Ma

O cofundador do Alibaba prometeu US$ 14 milhões para ajudar a desenvolver uma vacina contra a Covid-19. Em 13 de março, ele anunciou que também está doando 500 mil kits de teste e 1 milhão de máscaras para os EUA, com a primeira remessa saindo de Xangai em 15 de março.

Elon Musk

Na manhã de sexta-feira, 13 de março, Musk enviou um e-mail aos funcionários da SpaceX dizendo que eles são mais propensos a morrer em um acidente de carro do que por coronavírus, segundo o “Buzzfeed News”. Na semana anterior, ele tuitou que “o pânico com coronavírus é burro”.

Robert Pera

O CEO da Ubiquiti Networks e proprietário dos Memphis Grizzlies pagará todos os funcionários por todos os jogos perdidos durante toda a temporada. Isso não abrange todos os colaboradores da arena, como trabalhadores de concessão, pagos por um fornecedor terceirizado.

J.B. Pritzker

O governador bilionário de Illinois limitou aglomerações a menos de 50 pessoas, fechou escolas e encerrou o serviço de refeições em bares e restaurantes. No entanto, a primária democrata de Illinois ontem (17), no mesmo dia da primeira morte do estado por Covid-19, não foi adiada.

VEJA TAMBÉM: Trump quer enviar cheques de US$ 1.000 a norte-americanos para frear impacto econômico do coronavírus

Antony Ressler

O bilionário de private equity e proprietário majoritário do Atlanta Hawks disse ao “Atlanta Journal-Constitution” que os funcionários da State Farm Arena, onde os Hawks jogam, ainda seriam pagos.

Sheryl Sandberg

A diretora de operações do Facebook fez parceria com outros bilionários da tecnologia –incluindo Scott Cook da Intuit, Aneel Bhusri da Workday e o investidor Reid Hoffman– para levantar um fundo de banco de alimentos de emergência no valor de US$ 7 milhões para a área da baía de São Francisco. Sandberg e seu noivo Tom Bernthal doaram o primeiro US$ 1 milhão.

Herb Simon

O magnata imobiliário e proprietário dos Pacers da NBA está dando auxílio financeiro a trabalhadores de meio período do Bankers Life Fieldhouse, de acordo com Bob Kravitz, do “The Athletic”.

Jerry Reinsdorf

O proprietário do Chicago Bulls da NBA e do Chicago White Sox da MLB está se unindo a Rocky Wirtz, proprietário do Chicago Blackhawks da NHL, para pagar os 1.200 funcionários que trabalham em dias de jogo no United Center durante o restante da temporada originalmente programada.

Masayoshi Son

Em 10 de março, o CEO da SoftBank quebrou um hiato de três anos no Twitter para dizer que estava “preocupado” com o coronavírus. Em um segundo tuíte, ele prometeu doar um milhão de testes gratuitos. Depois que sua proposta foi criticada por sobrecarregar instalações médicas e profissionais de saúde, Son afirmou que havia reconsiderado seu plano. Um porta-voz da SoftBank confirmou ao “Business Insider” que Son havia desistido da ideia. No dia 12 de março, ele tuitou que doaria um milhão de máscaras para asilos e profissionais de saúde.

Donald Trump

O primeiro presidente bilionário dos EUA declarou o coronavírus uma emergência nacional em 13 de março. O governo Trump subestimou repetidamente a gravidade do surto de Covid-19 e demorou a implementar testes para o vírus. Quando perguntado em uma coletiva de imprensa, o presidente Trump se recusou a assumir qualquer responsabilidade pela implantação com falhas.

Joe Tsai

O executivo da Alibaba e proprietário do Brooklyn Nets da NBA tuitou em 14 de março que funcionários horistas no Barclays Center, onde os Nets jogam, serão pagos ao longo de maio como se a temporada estivesse acontecendo.

Eric Yuan

O fundador da Zoom Video Technologies está disponibilizando gratuitamente seu software de videoconferência para uso ilimitado em todas as escolas afetadas na China, Japão, Itália e EUA.

Mark Zuckerberg

A Chan Zuckerberg está trabalhando com a UC San Francisco e a Universidade de Stanford para quadruplicar a capacidade de testes e diagnósticos da Bay Area –incluindo a compra de duas máquinas de diagnóstico aprovadas pelo FDA. Ontem (17), o Facebook anunciou uma doação de US$ 100 milhões para ajudar pequenas empresas afetadas pela pandemia. A gigante de mídia social também se comprometeu a conceder US$ 20 milhões em doações à Fundação das Nações Unidas, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDC)

 

Fonte: FORBES

 

Após o vazamento das imagens, o dirigente, Antonio González, assumiu o romance com o atleta Bernardo Gabriel Caballero, mas o acusou de querer chantageá-lo, o caso aconteceu no Paraguai e foi noticiado pela imprensa local.

Escândalo no Paraguai. Fotos íntimas do presidente do Rubio Ñu com um dos jogadores do clube caíram nas redes sociais e revelaram uma relação amorosa entre eles. Após o vazamento das imagens, o dirigente, Antonio González, assumiu o romance com o atleta Bernardo Gabriel Caballero, mas o acusou de querer chantageá-lo

"Vamos ser honestos, Caballero estava comigo no Rubio Ñu, era muito especial para mim. Era o meu companheiro. E tinha todos os privilégios: carros que nunca pensou dirigir, como uma Mercedes Benz, Land Cruiser, Prado, Hilux... de repente apareceu uma velha louca. Ele era meu parceiro sentimental e peço desculpas se isso incomoda muitos. Sou sincero", afirmou Antonio González ao jornal 'Hoy'.

“Um homem é mil vezes mais ciumento do que uma mulher, não gosto que me ameace", acrescentou.

Notícias ao MinutoBernardo Gabriel Caballero

De acordo com o dirigente, as imagens estavam sendo usadas para fazer chantagem. O objetivo do jogador era deixar o clube. E ainda segundo a publicação, a confusão começou quando surgiu um novo empresário do atleta, chamado Valentín. A imprensa local fala em um triângulo amoroso, que acabou gerando ciúmes e, em seguida, desencadeou o escândalo.

Fonte: Noticiasaominuto

A custo de US$ 99,6 milhões (cerca de R$ 415 milhões), o complexo é maior e mais moderno do que o anterior. Tem 4.500 metros quadrados de área construída, 17 laboratórios e capacidade para até 65 pessoas.

Oito anos após um incêndio que destruiu grande parte da Estação Comandante Ferraz e deixou dois mortos, o Brasil deve inaugurar nesta quarta-feira (15) sua nova base para pesquisas científicas na Antártida.

A custo de US$ 99,6 milhões (cerca de R$ 415 milhões), o complexo é maior e mais moderno do que o anterior. Tem 4.500 metros quadrados de área construída, 17 laboratórios e capacidade para até 65 pessoas.

A reinauguração deveria acontecer em 2016, mas, depois de seguidos atrasos no cronograma, as obras só começaram há três anos.

A base, no entanto, só estará funcionando plenamente dentro de três meses, quando terminará a fase de testes.

Segundo o governo, o objetivo é realizar pesquisas em áreas como oceanografia, biologia, glaciologia e meteorologia.

Fatores geopolíticos, econômicos, ambientais e científicos explicam tamanho interesse pelo continente gelado.

AntártidaDireito de imagemALAN ARRAIS/NBR/AGÊNCIA BRASIL
Image caption90% do território da Antártida é coberto de gelo

A Antártida é o continente mais inóspito do planeta e possui mais de 90% do seu território coberto de gelo. Com 13 milhões de quilômetros quadrados, é maior do que a Oceania e do que a Europa. A título de comparação, caberia um Brasil e meio dentro do Antártida. O gelo armazenado na região totaliza 25 milhões de quilômetros cúbicos ou 70% da água potável do planeta. São mais de 170 tipos de minerais e grandes lençóis de gás natural.

Além disso, diferentemente de outros continentes do mundo, a Antártida não tem países. Também não há uma população nativa. Ou seja, não tem dono.

1) Importância geopolítica

Como tudo sem dono, não demorou muito para que algumas nações passassem a reivindicar soberania sobre o território. No início do século 20, começaram os impasses sobre tomaria conta da Antártida. Sete países — Nova Zelândia, Austrália, França, Noruega, Reino Unido, Chile e Argentina — passaram a pleitear partes do continente gelado, sendo que três deles (Reino Unido, Chile e Argentina), áreas parcialmente coincidentes.

Mapa mostra reivindicações territorais na Antártida; área em branco não foi pleiteadaDireito de imagemWIKICOMMONS
Image captionMapa mostra reivindicações territorais na Antártida; área em branco não foi pleiteada

Em 1959, 12 países, incluindo Estados Unidos e União Soviética, firmaram o chamado Tratado da Antártida. Pelo acordo, os países signatários concordavam em suspender as querelas sobre a divisão do continente. Também preconizava que, até que uma solução fosse encontrada, o continente seria usado para fins de pesquisas científicas por todos, desde que respeitados alguns limites, como a proibição de instalação de bases militares, testes de armas, explosões nucleares ou eliminação de resíduos radioativos.

Atualmente, mais de 50 países fazem parte do tratado. O Brasil aderiu ao acordo em 1975 e, nove anos depois, em 1984, estabeleceu a Estação Comandante Ferraz.

No caso brasileiro, a questão política estratégica é ainda mais importante porque a principal rota para acesso ao continente antártico passa pelo Atlântico Sul. Com a maior costa atlântica do mundo, o país "acompanha com especial atenção essa região, na qual se encontram sua fronteira marítima e suas rotas comerciais, turísticas e de comunicação", assinala um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), publicado em 2018.

2) Importância ambiental

Além de ter mais de dois terços das reservas de água doce do mundo, a Antártida desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio de calor da Terra.

Em outras palavras: ajuda a amenizar o aquecimento global.

Além disso, as águas que cercam a Antártica são parte essencial da chamada "Correia Transportadora Oceânica", um cinturão formado pelas correntes oceânicas que percorre todo o planeta. Sem a ajuda dos oceanos ao redor da região, as águas da Terra não circulariam de maneira equilibrada e eficiente.

No caso do Brasil, o que acontece na Antártida influencia diretamente seu clima, devido à proximidade entre o continente e a América do Sul.

Milhares de espécies também habitam a região, como pinguins, por exemplo.

3) Importância econômica

Especialistas estimam que a Antártida possa ter uma reserva de 200 bilhões de barris de petróleo, muito maior do que a de alguns países do Oriente Médio, como Kuwait e Emirados Árabes Unidos.

O petróleo antártico é extremamente difícil de ser alcançado e, no momento, proibitivamente caro para extrair.

Em 1991, o Protoloco de Madri baniu por 50 anos a exploração mineral no continente antártico.

Contudo, o temor é que, quando chegar o momento da renovação do acordo, o mundo possa estar desesperado por energia e a Antártida acabe se tornando o novo "eldorado" do petróleo.

Pinguins na AntártidaDireito de imagemALAN ARRAIS/NBR/AGÊNCIA BRASIL
Image captionPinguins são animal símbolo da Antártida

4) Importância científica

Uma ampla variedade de pesquisas científicas está em andamento na Antártida. Sendo assim, manter uma base no continente gelado é importante para realizar pesquisas em condições extremas e entender melhor o funcionamento do planeta.

Segundo especialistas, o continente gelado é uma espécie de "registro" de como era o clima do nosso planeta nos últimos 1 milhão de anos.

A região também revela muito sobre o impacto da atividade humana na natureza.

Em 1985, por exemplo, cientistas da British Antarctic Survey (BAS, na sigla em inglês) descobriram um buraco na câmada de ozônio sobre a Antártida. O buraco é resultado do dano à atmosfera causado por produtos químicos fabricados pelo homem.

Estação Comandante FerrazDireito de imagemALAN ARRAIS/NBR/AGÊNCIA BRASIL
Image captionNova base brasileira na Antártida é maior e mais moderna do que anterior

Especialistas também veem a Antártida como uma nova fronteira para a descoberta de medicamentos.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o microbiologista Luiz Rosa, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, falou sobre o primeiro experimento realizado na nova estação. Ele coletou fungos do ar da Antártida.

"São penicílios, produtores de penicilina. Eles dominam aqui na Antártida. Existem várias colônias, linhagens selvagens, espécies novas que podem produzir novas penicilinas. As bactérias vêm demonstrando resistência aos antibacterianos atuais, então é muito importante estudar e buscar novos antibióticos", disse ele ao jornal.

Até astrobiológos, que estudam a possibilidade de vida fora da atmosfera da Terra, analisam materiais encontrados na Antártida. Em 1984, um meteorito de Marte foi encontrado na Antártida. Eles descobriram que as marcas neste meteorito eram semelhantes às marcas deixadas pelas bactérias na Terra. Se este meteorito, com milhões de anos, realmente tiver restos de bactérias marcianas, seria a única evidência científica de vida fora da Terra.

 

Fonte: BBC

 A polícia informou que tanto a faca usada na hora da vingança contra assédio, quanto as partes genitais arrancadas pela mulher foram recuperadas.Tushar Bhalchandra Pujare, de 27 anos, foi operado, porém continua internado em estado graver 

Uma mulher de 47 anos levou seu plano de vingança a outro nível quando resolveu cortar o pênis do vizinho que praticava assédio constante contra ela. A mulher e mais dois cúmplices foram presos pela polícia local, depois de a autora do crime ter levado a vítima a um hospital da região de Dombivali East em Mumbai, na Índia.

Tushar Bhalchandra Pujare, de 27 anos, foi operado, porém continua internado em estado grave, segundo o jornal Mumbai Mirror . A polícia informou que tanto a faca usada na hora da vingança contra assédio , quanto as partes genitais arrancadas pela mulher foram recuperadas.

A base policial da vila de Manpada ainda afirmou que a mulher – que não teve a identidade revelada – admitiu ter planejado cortar o pênis do vizinho devido aos constantes episódios de assédio sexual que a mulher sofria por parte de Tushar, que trabalha com empréstimos. "Ela falou várias vezes que não estava interessada nele e pediu para que ele procurasse uma mulher mais nova", afirmou o porta-voz da base.

Porém as recusas não foram o suficiente e Tushar continuou pedindo para a mulher trair o seu marido e ter relações sexuais com o vizinho. A mulher ainda relatou que chegou a contar ao marido o que acontecia, provocando uma briga entre o casal. Após isso, a situação foi agravada quando o próprio Tushar resolveu ‘confessar’ os sentimentos pela mulher ao marido dela.

Foi nesse momento que a mulher – mãe de uma moça de 21 anos e de um adolescente de 15 anos – começou a orquestrar seu plano de vingança com a ajuda de dois amigos: Pratika Keniya e Tejas Mhatre. Os colegas se uniram para fingir serem clientes de Tushar que estariam interessados em um empréstimo a fim de comprar uma casa na região de Nandavali Hill.

Caindo na armadilha, o vizinho marcou um encontro com Keniya e Mhatre, mas foi surpreendido ao ser agredido por ambos. Nesse momento, a vizinha apareceu com uma faca e cortou o  pênis de Tushar, enquanto os amigos seguravam o homem.

Em meio aos gritos de socorro do vizinho, a vítima de assédio e os cúmplices decidiram levar Tushar ao pronto-socorro mais próximo, onde foi atendido. O trio está preso sob custódia policial e são acusados de homicídio e tentativa de conspiração criminosa.

jornal Mumbai Mirror 

Polícia Civil do Paraná descobriu o esquema investigando um treinador de pit bulls e conversas    em grupos de WhatsApp.

A Polícia Civil do Paraná resgatou, em São Paulo, no município de Mairiporã, 19 cães que participavam de uma RINHA.

Entre os envolvidos na rinha estão veterinários, médicos, um policial militar e cinco estrangeiros.

Quarenta pessoas foram detidas na noite de sábado, 14, e levadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em São Paulo.

As investigações começaram em Curitiba e em São José dos Pinhais com um treinador de pitbulls.

A rinha era combinada em um grupo no aplicativo de WhatsApp.

De acordo com os agentes, um dos cachorros não sobreviveu em uma das lutas e foi servido como churrasco para os participantes.

Os presos vão responder por associação criminosa e maus-tratos contra animais, com agravante de morte, e por jogos de azar.

Os cães que sobreviveram receberão todo o atendimento médico necessário e, depois de castrados e adestrados, irão para adoção.

De acordo com a polícia, um dos cães que não sobreviveu foi servido como churrasco para participantes de rinha.

De acordo com a polícia, um dos cães que não sobreviveu foi servido como churrasco para participantes de rinha.
Foto: Divulgação/Polícia Civil do Paraná / Estadão Conteúdo
 
 
Divulgação/Polícia Civil do Paraná / Estadão Conteúdo

Polícia Civil do Paraná descobriu o esquema investigando um treinador de pit bulls e conversas em grupos de WhatsApp.

Polícia Civil do Paraná descobriu o esquema investigando um treinador de pit bulls e conversas em grupos de WhatsApp.
Foto: Divulgação/Polícia Civil do Paraná / Estadão Conteúdo

De acordo com os agentes, um dos cachorros não sobreviveu em uma das lutas e foi servido como churrasco para os participantes.

Os presos vão responder por associação criminosa e maus-tratos contra animais, com agravante de morte, e por jogos de azar.

Os cães que sobreviveram receberão todo o atendimento médico necessário e, depois de castrados e adestrados, irão para adoção.

De acordo com a polícia, um dos cães que não sobreviveu foi servido como churrasco para participantes de rinha.

De acordo com a polícia, um dos cães que não sobreviveu foi servido como churrasco para participantes de rinha.
Foto: Divulgação/Polícia Civil do Paraná / Estadão Conteúdo

 

  Eles foram presos no lote por funcionários do Estado de Sichuan na China, enquanto seus proprietários aguardam julgamentos criminais. Dois modelos diferentes de Bentley, acredita-se que podem valer aproximadamente 1,5 milhões de reais.

Milhões de reais estão desperdiçados em carros de luxo abandonados em um estacionamento na China.                                                                            Os mais de 200 veículos luxuosos foram esquecidos por seus proprietários em um lote cheio de mato em Chengdu.                                                      Dois deles – dois modelos diferentes de Bentley – se acredita valer quase 1,5 milhões de reais.                                                                                   Os moradores chamam o local de “cemitério de carros”.                                 Eles foram presos no lote por funcionários do Estado de Sichuan, enquanto seus proprietários aguardam julgamentos criminais.

As autoridades já leiloaram vários carros no ano passado, mas semanalmente outras chegam ao local e seus donos aguardam por julgamento.

 

Conheça o cemitério de carros de luxo que foram abandonados

 

 
Milhões de reais estão desperdiçados em carros de luxo abandonados em um estacionamento na China. Donos esperam julgamento. Foto: CEN

 

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Fonte: TheSun

Conheça o cemitério de carros de luxo que foram abandonados

 

 
Milhões de reais estão desperdiçados em carros de luxo abandonados em um estacionamento na China. Donos esperam julgamento. Foto: CEN

 

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Foto: CEN

Fonte: TheSun

Participam da missão os governadores Rui Costa (Bahia), João Azevêdo (Paraíba), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana ( Ceará), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, não viajou por motivos de saúde e está representado na missão pelo superintendente de Parcerias Público-Privadas, Oliveira Junior.

O governador João Azevêdo defendeu a educação e o empreendedorismo como formas de inclusão social. Ele discursou em Paris, na França, durante o encontro dos governadores do Nordeste com 40 empresários franceses. O Consórcio Nordeste está na Europa em busca de investimentos para a região brasileira e começou nesta segunda-feira (18) a jornada que ainda percorrerá a Itália e a Alemanha.

"Em função das diferenças sociais que ainda existem no Brasil nós entendemos, claramente, que temos que buscar, aliados ao desenvolvimento econômico de uma região, a inclusão social como tema principal. A educação é muito importante. Ela possibilita, evidentemente, que jovens possam disputar o mercado de trabalho da melhor maneira possível. Nós temos essa compreensão de que no mundo e nas relações de trabalho, hoje completamente diferentes do que nós vivemos alguns anos atrás, o empreendedorismo é fundamental para que a gente possa ter uma educação de qualidade. Mas, ao mesmo tempo, permitindo que o jovem tenha uma visão de mundo e de relações de trabalho diferente", disse João Azevêdo durante o encontro.

Ao final, o governador avaliou a reunião e revelou a expectativa por investimentos a partir desses encontros. "Nós estamos exatamente iniciando aqui em Paris essa agenda, passando por três países, França, Itália e Alemanha. Tivemos a oportunidade hoje pela manhã de nos encontrar com mais de 40 empresários, com vários representantes do governo francês e nós tivemos a possibilidade de agendar uma próxima reunião, a partir de fevereiro já no Brasil, com temas a serem tratados dentro das câmaras técnicas que nós temos no Consórcio. Eu vislumbro com muita expectativa e esperança que possamos ter grandes investimentos sendo feitos no Brasil a partir das reuniões que estamos realizando aqui na Europa."

Fonte:  Da Internet

O poder público como representação dentro do Extremotec está comemorando esta aproximação entre João Pessoa e a Europa através de Portugal”, disse Durval, que também é presidente do Conselho Administrativo do Extremotec.

Durante visita que aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), na secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, o secretário vereador licenciado Durval Ferreira  recebeu o presidente da Câmara de Comércio Brasil- Portugal, Gonçalo Pessoa Vicente, reconheceu a importância do Polo Extremo Oriental das Américas (Extremotec) e fechou parcerias para 2020. A intenção do gestor, que foi recebido pelo presidente do Polo Daniel Targino, na sede do Extremotec, foi de aproximar os países através da tecnologia.

 

A Câmara de comércio Portugal Brasil PB visa aproximar os países irmãos aproveitando as ideias inovadoras e excelente tecnologia que surge neste Estado. “Estamos viabilizando uma comitiva, no início de 2020, para aproximar investidores e empresários que queiram internacionalizar suas ideias e seus negócios lá e cá”, anuncia Gonçalo Vicente.

De acordo com Targino, o Extremotec está sendo visto como uma porta de entrada para investimentos e desenvolvimento local. “O nosso ecossistema de tecnologia está crescendo e alinhando estratégias de desenvolvimento. O Extremotec está cumprindo o seu papel agregador e projetando o Polo e, consequentemente, as empresas que fazem parte dele, para o Brasil e, em 2020, para o mundo”, explica Daniel.

O secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, o vereador licenciado Durval Ferreira também participou da reunião e comemorou o resultado. “Participaremos juntos desta troca de experiências em Portugal. O poder público como representação dentro do Extremotec está comemorando esta aproximação entre João Pessoa e a Europa através de Portugal”, disse Durval, que também é presidente do Conselho Administrativo do Extremotec.

 

Acessoria 

Pagina 1 de 8

PUBLICIDADE

JR Esquadrias